quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Onde está esta tal felicidade?

Ouvi muitas e muitas vezes: A felicidade vai chegar para você. Vivi muitos e muitos anos na ilusão de que realmente ela chegaria, foi ai que em determinado dia cheguei à conclusão; se alguma coisa chega é porque em dado momento ela não esteve ali. Então, me perguntei: Onde estaria escondida essa tal felicidade? Algo tão valioso para nós reles mortais, não estaria dando sopa por aí. Algumas pessoas a buscaram nos lugares mais improváveis possíveis, alguns se julgando mais espertos, fizeram uma pesquisa, excluindo os lugares improváveis para não perder tempo, e investiram suas energias procurando-a nos lugares mais apropriados. Alguém tão solicitada, não deve frequentar qualquer lugar, penso que a felicidade deva ser bastante elegante, sofisticada, seletiva. Sendo assim, devemos procurá-la nos melhores ambientes possíveis, nos melhores restaurantes, nas melhores casas de shows, nas melhores Igrejas e até mesmo nas melhores empresas. Será que não seria ideal fazer um levantamento de onde ele passou nos últimos anos? Alguém tão importante como a felicidade, não passa despercebida, aonde ela chega, há festa e comemoração. Vamos para a internet fazer esse levantamento? Depois de horas e horas pesquisando, pronto, foi fácil descobrir aonde ela andou e possivelmente deve estar em algum destes lugares. Vamos lá? Uma coisa está clara, a felicidade está no meio da alta sociedade, é lá que ela habita. Depois de feito o roteiro, podemos frequentar algumas residências, sabemos que em alguns lugares não permitirão a nossa entrada, não estamos à altura, mas podemos ficar do lado de fora observando.
Nesta busca desenfreada por essa tal felicidade começamos a circular em todos os lugares possíveis, mas confesso que com o passar do tempo ficamos meios confusos e sem compreender algumas coisas. Alguns ambientes foram possíveis entrar e nesses muitas pessoas conheci, mas confesso que fiquei surpresa e em dúvida se realmente a senhora felicidade havia passado por lá. Nas mais lindas mansões, se quiser saber a respeito de algo, procure os funcionários. Onde está a dona da casa? Internada em uma clinica de reabilitação, para se livrar de algum vício; está estressada, foi fazer compras para melhorar o ânimo; dormindo, tem insônia, só dorme através de remédio controlado; está viajando com o amante’; não sai do quarto há dias, está com depressão; foi visitar o filho na prisão; está de enxaqueca, bebeu demais na noite passada; trabalhando, não para em casa etc.
E o dono da casa? Na empresa, mora lá; dormindo na casa da amante;  foi até a delegacia ver porque o filho está preso; na prisão, ele  está envolvido em escândalos de corrupção; se suicidou;
E os filhos? Quem sabe onde estão? Os pais não sabem quanto mais nós. Com certeza se divertindo com mais um presentinho dado por eles, estourando o cartão de crédito, afinal de contas, não sabem quanto custa nada. Sem limites, não respeitam ninguém.
Será que fiz uma previsão errada? Se a felicidade passou por aqui, com certeza foi embora. Talvez a felicidade esteja mesmo do outro lado. Ela deve ser muito inteligente, deve estar escondida no meio daqueles aos quais chamamos de pobres. Mudança de rota. Visitar esses é bem mais fácil, saber qualquer coisa deles melhor ainda, é só procurar para a vizinha. Onde está a dona da casa? Em algum bar bebendo, é viciada em álcool; foi para a feira, estava estressada, disse que precisava melhorar o ânimo; dormindo, tem insônia, se enche de remédio controlado; está viajando com o amante’; não sai do quarto há dias, está com depressão; foi visitar o filho na prisão; está de enxaqueca, bebeu demais a noite passada; trabalhando, não para em casa etc.
E o dono da casa? No trabalho, mora lá; dormindo na casa da amante; foi até a delegacia ver porque o filho está preso; na prisão, ele  é assaltante; se suicidou etc.
E os filhos? Quem sabe onde estão? Os pais não sabem quanto mais nós. Com certeza se divertindo na rua, não sabem o que é trabalhar, os pais se matam e eles nem aí. Totalmente sem limites, não respeitam ninguém.
Aff, depois de procurar em tantos lugares,sem encontrá-la finalmente cheguei a uma conclusão: A felicidade nunca chegará para nós,  nunca esteve longe, porque realmente ela está no lugar mais improvável possível, o lugar em que ninguém a procura, ela está em nós. Vivenciá-la dependerá unicamente da nossa visão ao seu respeito e principalmente das nossas decisões.
Como aprendemos a nos relacionar com essa felicidade? Olhando à nossa volta, reavaliando os nossos conceitos. Quando descobrimos o que de fato tem valor para nós tudo fica mais fácil. Somos felizes quando deixamos de reclamar pelo o que não temos e agradecer pelo o que alcançamos. Somos felizes quando deixamos de olhar para a vida do outro e focamos em nós, nas nossas próprias expectativas. Somos felizes quando compreendemos que ser feliz é apenas opção. Eu decido ou não ser feliz. Para ser feliz preciso de um carro zero,e está muito difícil, o que fazer? Posso mudar a minha visão compreendendo que não posso ter um carro zero e sim um usado, ou que talvez nenha possa ter carro algum. Posso colocar os pés no chão. No entanto tenho duas opções, morrer frustrada ou aceitar a minha condição. Não posso ter um carro, mas será que preciso dele para ser feliz?
Ser feliz é uma arte que requer de nós muito aprendizado; posso ser feliz em todos os momentos da minha vida. Não precisamos do futuro para ser feliz, não precisamos realizar nossos sonhos para sermos felizes.Podemos ser feliz agora, valorizando e usufruindo de tudo o que temos. Quando o futuro chegar e todos os nossos sonhos se realizarem, comemoraremos certos de que algumas coisas apenas foram acrescentadas, mas que não tiveram nenhuma influência em nossa felicidade.
Deus tem me ensinado a ser feliz.

“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” (Carlos Drummond de Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário