terça-feira, 18 de novembro de 2014

O que é sucesso?

“A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.”
 ( Aristóteles)

Com o passar dos anos fui descobrindo que os bens mais preciosos de um homem, são intangíveis. Se não podem ser tocados, também não podem ser de nós roubados. Não sou nenhuma economista, mas se alguém me perguntasse hoje: Qual o melhor forma de investimento? A minha resposta seria: Em nós mesmos. Investimento rentável, seguro, com retorno certo sem quaisquer riscos de prejuízos e dependendo do nível de investimento, podemos construir um patrimônio inacabável. Sim, um patrimônio chamado legado. Quem não gostaria de ser inesquecível após a sua partida? Quem não gostaria de ser lembrado como alguém de sucesso, que veio a este mundo, de maneira que não tenha passado despercebido positivamente? Infelizmente todos almejam o sucesso, mas muitos morrem sem saber de fato o que procuravam. Como encontrar algo, sem saber exatamente o que está buscando?
O que é sucesso? Sucesso nada mais é do que a capacidade do ser humano olhar-se no espelho e sentir-se bem consigo mesmo. Só isso? Mas será que é fácil, sentir-se bem consigo mesmo como um todo? Será que é fácil sentir-se completo? Não é fácil. Nós seres humanos somos altamente exigentes, temos uma dificuldade enorme em alcançar o contentamento. Estamos sempre conquistando e sempre querendo mais. Temos uma sede insaciável por satisfação.
Ao investirmos em nós mesmos, no nosso crescimento como ser humano, a visão muda. Nossos valores são alterados e no final conseguimos perceber o contrário, ou seja, o sucesso que é resultado do contentamento.
Infelizmente essa busca desenfreada pelo sucesso, muitas vezes nos deixa cegos, fazendo-nos desprezar o que temos, já que não nos é suficiente, para viver em função de alcançar aquilo que talvez nunca venhamos a possuir. O resultado disso consequentemente é a auto sabotagem, ou seja, a tendência de repetir atitudes destrutivas. Tomam-se decisões visualizando uma saída para determinado problema, sem medir as consequências das atitudes. Infelizmente um comportamento repetitivo e inconsciente de fuga, para não assumir o descontentamento por mais um objetivo fracassado. Destrói a própria vida e não percebe a sua responsabilidade nisso tudo. Alguém é sempre o culpado. Resultado de uma auto ilusão de mundo perfeito e frustração em perceber que o sucesso mais uma vez não foi alcançado.
Se o sucesso é resultado de contentamento, é o momento de colocarmos os pés no chão, abrir os olhos para a realidade ao qual estamos inseridos. Ao comparar a minha realidade atual, com a realidade vivida por mim há dez anos vou perceber o quanto evolui. Ao comparar a minha realidade atual com a realidade que sonho alcançar, vou perceber que preciso me esforçar muito. No entanto, para me considerar uma pessoa de sucesso preciso apenas me contentar com tudo o que foi alcançado até o momento, já que quando chegar o meu futuro, vou continuar olhando para frente, sempre certa de que preciso alcançar mais e mais. A falta de contentamento, só mostra o quão ingrato e egoísta somos, atestando a nossa necessidade de crescimento. 
Sabe qual é o ser mais importante dessa terra? Nós. Fomos criados para o louvor e glória de Deus. Sendo assim, caminhar em direção ao sucesso, é caminhar investindo na nossa própria evolução, de maneira que a nossa vida, seja exemplo. Ao investir em nós, automaticamente estamos investindo no outro também e assim preservando o bem mais precioso de Deus, o ser humano.

"O sucesso é uma viagem, não um ponto de destino." (Bem Sweetland)

Nenhum comentário:

Postar um comentário